Porque os projetos de mídias sociais podem falham?

Mesmo focada apenas na Europa – precisamente em 12 países – uma pesquisa realizada pelo instituto alemão Brand Science pode prover alguns insights importantes.

Nos últimos 7 meses, eles acompanharam diversos projetos de mídias sociais voltados para o mercado Europeu, em busca de entender porque a maioria deles parece não atender as expectativas. Nem da agência, muito menos do cliente.

O estudo está resumido na apresentação abaixo. Mas os pontos principais são:

– 81% das empresas pesquisadas não possui uma estratégia clara de mídia sociais

– 73% dos projetos de mídias sociais precisaram demonstrar retorno financeiro depois de apenas 12 meses

– 72% acreditam que mídia social precisa ser viral

– 68% desconhecem a regra 90-9-1 na internet, que diz: 90% da pessoas são apenas consumidoras de conteúdo (não contribuem), 9% edita ou modifica conteúdo e apenas 1% cria conteúdo.

– 84% medem a performance de um projeto de mídias sociais com métricas tradicionais

– 37% acham que mídia social significa compra de mídia

– E apenas 11% possui um guideline de social media

Um ponto especial fala que 53% das empresas caem na armadilha-geek, mostrando o “Second Life” como exemplo. Você deve se lembrar dessa época.

Fonte.: Brainstorm 9

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s