O sucesso das marcas através das redes sociais

# Este texto foi publicado na revista Acontece sul | N° 82

A significativa participação do brasileiro nas atuais estatísticas relacionadas à Internet e às redes sociais virtuais demonstra a importância que ambas adquiriram no dia-a-dia das pessoas. Elas se tornaram tão atrativas que, hoje, as empresas estão aderindo à elas para se comunicar instantaneamente com seus clientes.

E não é para menos. Segundo pesquisas realizadas pelo Ibope Nielsen Online, em meados de 2009 a internet se tornou o terceiro veículo de maior alcance no Brasil, atrás apenas de rádio e TV. Nada menos que 87% dos internautas utilizavam a rede para pesquisar produtos e serviços. O Brasil possuía, até aquele momento, 64,8 milhões de internautas. Mas isso não é tudo: 97% das empresas e 23,8% dos domicílios brasileiros estavam conectados à rede.

Isso significa que, dia após dia, as pessoas buscam mais informações através deste veículo, transformando as mídias sociais em um fenômeno que não pára de crescer, e com um potencial imenso para o marketing.

Atualmente, estar presente nas redes sociais não é diferencial e sim uma obrigação. Clientes e concorrentes já estão conectados e, com uma boa política de uso, é possível aproveitar todo o benefício oferecido pelas redes para se posicionar no mercado.

Afinal, os empreendedores devem estar cientes de que as redes sociais se tornaram uma das formas mais eficientes de comunicação empresa/consumidor. Além de falar direto com o cliente, as mensagens trocadas em blogs, twitter e comunidades como Orkut e Facebook revelam as opiniões sobre produtos e serviços, permitindo que as marcas mensurem resultados, gerenciem crises e antecipem demandas.

No entanto, o desafio é grande. Visto que seus usuários são pouco abertos a comunicação de negócios nesses espaços e, hoje, são muito mais rígidos sobre seus direitos de decidir quando, onde e com quem se comunicar. Por isso, a sinergia entre todos os canais deve ser total, planejada de maneira embasada, de forma que os meios não fiquem desamparados, sem conteúdo ou usabilidade. De nada adianta ter um site ou um twitter que não é utilizado ou que não tenha ferramentas de interatividade.

Neste sentido, os profissionais da Organic Agency, agência de marketing digital especializada em ações de relacionamento e comunicação na internet, oferecem todo planejamento e acompanhamento das marcas nos canais digitais.

Aliás, o conceito da agência é conduzir a presença digital de seus clientes de forma “organicamente conectada”, tendo como prioridade a criatividade aliada à tecnologia para efetuar suas ações.

Vale lembrar, que uma boa estratégia de comunicação deve ser levada em conta toda vez que se pretende lançar uma marca nesse universo.

Agradecimentos: Josiane Berti e Marcelo Rodrigues

Por Max Calhao e Vanessa Becker

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